• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima favorece lavouras de milho e soja no Rio Grande do Sul


Segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 - 05h58

As lavouras de milho estão se desenvolvendo bem no Rio Grande do Sul, com condições ideais de umidade, segundo a Emater. Em relatório divulgado nesta quinta (7/1), a empresa informa que 38,0% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos e 20,0% em floração. "As plantações apresentam uma coloração verde intenso, indicando plantas sem deficiência hídrica ou nutricional, com expectativa de alto rendimento de grãos e a possibilidade de ultrapassar a estimativa inicial, o que vem se confirmando em algumas áreas já colhidas, embora elas representem apenas 0,5% do total plantado no estado.”


Ainda segundo a Emater, no que se refere ao milho para silagem, alguns agricultores estão enfrentando dificuldades por causa do excesso de umidade. Há situações em que não é possível realizar o corte no melhor momento, fazendo com que lavouras ensiladas passem do ponto ideal e resultem em um produto de menor qualidade, diz a empresa.


Soja


Em relação à soja, o desenvolvimento é considerado bom, apesar de o aspecto não ser uniforme - lavouras sofreram com as pesadas chuvas dos últimos dias. Os técnicos que acompanham as Unidades de Referência Técnica identificaram a ferrugem em todas as regiões do RS, embora ainda em estágio inicial. "A recomendação é de que os sojicultores tenham cautela na aplicação de fungicidas, no sentido de evitar desperdícios e aumento de custos com aplicações desnecessárias."


Fonte: Canal Rural. 8 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja