• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Argentina deve captar US$10,00 bilhões com exportações do agro nos próximos 3 meses


Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - 05h58

Nada menos que US$10,00 bilhões devem entrar na Argentina nos próximos três meses através das vendas no mercado internacional. É o que aponta levantamento realizado pelo Portal Agriculture.com junto a exportadores de grãos e cereais, em reportagem assinada pelo correspondente para América Latina, jornalista Luis Henrique Vieira.


Com o fim das chamadas "retenções" (taxação de vendas externas), o novo governo argentino pretende atrair os dólares que o Banco Central local tanto precisa. Por isso o novo presidente, Mauricio Macri, confirmou o fim dos impostos sobre exportação de todos os grãos exceto a soja, que teve redução de cinco pontos percentuais (fixando em 30,0%).


Antes da política de retenções impostas pelo governo anterior, a Argentina havia tido um salto nas exportações da oleaginosa de 7,1 milhões de toneladas em 2005/06 para 12,1 milhões de toneladas na safra seguinte. Em 2011/12 esse volume despencou para 6,0 milhões de toneladas, segundo a Bolsa de Comércio de Rosario.


A razão da baixa foi o armazenamento de grãos por um longo período, prática adotada pelos produtores como uma forma de protestar contra o governo, não gerando reservas cambiais e especulando com o valor da moeda. O Peso argentino continuamente esteve atrasado em relação ao mercado e amargou uma desvalorização histórica no período.


"A disposição dos exportadores (principais beneficiários) é de repassar 50,0% deste valor aos produtores (aumentando o valor do FAS Teórico) e usar os 50,0% restantes para aumentar a competitividade do trigo e do milho argentino no mercado internacional (reduzindo o preço). Isto já foi feito na semana passada e, desta forma, a Argentina conseguiu uma fatia da licitação de 600 mil toneladas na Argélia", comenta o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.


Segundo ele, "para o Brasil isto significará uma redução de até 30 a 40 dólares/tonelada (hoje já caiu 10) tornando o trigo argentino imbatível em relação aos seus concorrentes no mercado brasileiro, principalmente Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. A Argentina terá uma disponibilidade ao redor de 7,0 milhões de toneladas para exportar nesta temporada, das quais 4,0 milhões da safra atual e 3,0 milhões da safra anterior, retidas pelo governo de Cristina".


Fonte: Agrolink. Por Leonardo Gottems. 16 de dezembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja