• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fusão cria DowDupont


Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 - 17h42

Dow Chemical Co. e a DuPont Co., dois gigantes históricos da indústria dos EUA, irão se fundir em um acordo que é o primeiro passo de um plano para criar três novas empresas. A fusão resultará em U$3,0 bilhões em economia de custos, informaram as empresas.


A fusão, a maior na história da indústria de produtos químicos, vai combinar produtos de ambas as empresas, Dow e DuPont, nas áreas de agricultura, commodities químicas e especialidades químicas para a criação de novos negócios. Estas áreas foram divididas após dois anos de pressão por parte dos investidores que defendiam que os acionistas de ambas as empresas iriam obter melhor valor com essa composição.


Inicialmente, Dow e DuPont irão se fundir em todas as ações para criar uma nova empresa chamada DowDuPont, com uma capitalização de cerca de $130,0 bilhões, segundo comunicado conjunto emitido nesta sexta-feira. O chefe executivo da Dow, Andrew Liveris, de 61 anos, será o presidente executivo e Ed Breen, de 59 anos, CEO da DuPont, será o CEO da nova empresa.


Os investidores vão obter uma cota da DowDuPont para cada ação da Dow, e 1,282 ações da  DowDuPont para cada uma da DuPont. O desmembramento  da DowDuPont em três companhias independentes, de capital aberto, está prevista para acontecer em um prazo de 18 a 24 meses após a conclusão da fusão.


A jogada decisiva


"Esta transação é um divisor de águas para a nossa indústria e reflete o desfecho de uma visão que tivemos por mais de uma década de reunir esses dois líderes em inovação e ciência de materiais", disse Liveris, em comunicado.


Apesar do seu tamanho e complexidade, a fusão deve superar as preocupações com a lei antitruste apenas com alienações modestas, de acordo com analistas que acompanham as empresas. A sobreposição da produção não será geral e o foco será, provavelmente, em sementes de culturas e produtos químicos, disse Jason Miner, analista da Bloomberg Intelligence.


Nesse mercado, Dow e DuPont irão competir contra grandes rivais como a Syngenta AG, Monsanto Co. e Bayer AG, disse Miner.


O acordo segue um tumultuado cenário em 2015 para a DuPont, cujo legado remonta a 1802, quando E. I. du Pont construiu uma série de fábricas de pólvora ao longo das margens do rio Brandywine perto de Wilmington, Delaware, onde a empresa ainda está sediada.


Em maio, a CEO da DuPont, Ellen Kullman ganhou uma batalha travada com a Trian Fund Management, empresa do co-fundador Nelson Peltz e também investidor ativista da DuPont. Breen, talvez melhor conhecido por seu papel na separação da Tyco International Plc., substituiu Kullman como CEO em novembro, para criar uma base para a fusão.


Dan Loeb


A Dow remonta a 1897, após Herbert Henry Dow descobrir uma nova maneira de extrair o elemento bromo - um ingrediente útil em medicina e materiais fotográficos - a partir de salmoura localizada ao redor de Midland, Michigan, sua base atual. No ano passado, a empresa também enfrentou críticas de um investidor ativista. O dono da empresa Third Point, Dan Loeb, criticou a incapacidade da empresa para atender algumas metas financeiras e insistiu para a Dow dividir seus produtos petroquímicos e negócios relacionados a produtos químicos.


As três novas empresas se concentrarão em produtos agrícolas, incluindo herbicidas e sementes geneticamente modificadas, produtos químicos, incluindo plásticos e especialidades químicas, tais como aqueles usados em painéis solares.


Especulações


A atividade agrícola da DuPont foi responsável por U$9,2 bilhões de receita nos primeiros nove meses de 2015, 41,0% do total das vendas globais da empresa, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A Dow Agro foi responsável por U$4,8 bilhões em vendas, 13,0% do total.


Especula-se sobre o potencial de consolidação da indústria na agricultura, já que os preços dos grãos estão forçando a redução dos gastos do agricultor, pressionando os lucros da empresa. Outro fator foi a oferta da Monsanto para a Syngenta, que foi retirada em agosto.


A Monsanto diz que ainda está à procura de ofertas. Seu CEO Hugh Grant disse no mês passado que "todo mundo tem conversado com todo mundo" na indústria.


A fusão "responde à pergunta sobre o que seria o primeiro passo na consolidação da indústria agrícola", disseram Chris Shaw e Herb Hardt, analistas do Monness Crespi Hardt & Co. em Nova York, em uma nota de quarta-feira , antes de o negócio ser confirmado.


Fonte: Bloomberg. 11 de dezembro de 2015. Traduzido e adaptado por: Isabella Camargo



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja