• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

PIB do Brasil deve cair 2,0% em 2016 e arrastar América Latina, diz S&P


Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - 06h00

A economia do Brasil terá um desempenho pior que o esperado este ano e no próximo, e essa deterioração "arrasta para baixo" as perspectivas para a América Latina, segundo estimativa da agência classificação de risco Standard & Poors.


A S&P reduziu, de -2,5% para -3,2%, a estimativa para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015. Para 2016, a agência espera agora uma contração de 2% - a estimativa anterior era que a economia "encolhesse" 0,5% no ano que vem.


Para a América Latina, a estimativa é de uma contração de 0,3% este ano, e de alta de 0,5% no próximo - piores que as previsões anteriores, de queda de 0,2% em 2015 e expansão de 0,9% em 2016. Das economias avaliadas na região, apenas a Venezuela deve ter desempenho pior que o brasileiro, "encolhendo" 7% este ano e 5% em 2016.


"As duas mudanças são consequência da piora na perspectiva para a economia brasileira", diz a S&P no relatório, chamado de "Perspectivas para o Crédito da América Latina 2016: a recessão brasileira continua a arrastar para baixo as perspectivas para a região".


A agência avalia que as condições macroeconômicas no Brasil se deterioraram mais profundamente nos últimos meses, com crescimento rápido da inflação, queda continuada da confiança dos consumidores e das empresas, e "persistente instabilidade política".


"Entretanto, para as maiores economias da região, continuamos a esperar uma leve recuperação do crescimento em 2016, conforme as condições negativas deste ano se tornem menos pronunciadas".


Segundo o documento, a S&P aponta que o crescimento do desemprego no Brasil deve gradualmente resultar numa queda da inflação, que permitirá que o Banco Central reduza as taxas de juros e que o PIB retorne ao crescimento positivo "embora nós não esperemos isso até 2017".


Fonte: G1. 11 de dezembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja