• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sob alta pressão, porto de Paranaguá bate recorde e carrega navio em um dia


Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - 05h56

Todo o tempo disponível sem chuva pode ser pouco para o Brasil atingir sua meta de exportar 30 milhões de toneladas do milho colhido em 2015 até o fim de janeiro. Esse volume é recorde e se acumulou por causa das chuvas e do embarque elevado de soja, que foi sete vezes maior em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2014. Sob alta pressão, o porto de Paranaguá bateu novo recorde diário de carregamento de grãos por um só berço na quarta-feira (9/12).


Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), ao longo de 24 horas, o berço 213 do Corredor de Exportação carregou 51,68 mil toneladas de soja no navio Okinawa, que segue para a China. Um navio pode carregar até 60 mil toneladas, mas nem sempre viaja com capacidade máxima lotada. Assim, com esse feito, o berço 213 conseguiu praticamente carregar um navio inteiro num mesmo dia. O serviço muitas vezes demora dois a três dias.


Investimentos que passam de R$5,00 milhões tornaram o carregamento mais ágil, conforme a APPA. O recorde anterior é recente, de 9 de junho, quando o berço 214 carregou 50,50 mil toneladas em um graneleiro. A nova marca supera esse patamar em 2,3%.


"Tivemos muitos dias de chuva neste último trimestre. Bastou que tivéssemos uma janela de tempo bom para que voltássemos a carregar com agilidade máxima, resultado do pacote de investimentos que fizemos nos últimos anos no Corredor de Exportação", afirma o diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino.


Fonte: Gazeta do Povo. 11 de dezembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja