• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mato Grosso esmaga 5,0% menos soja em setembro, diz Imea


Quinta-feira, 29 de outubro de 2015 - 05h54

A indústria de soja em Mato Grosso processou um volume 5,0% menor do grão em setembro, totalizando 759 mil toneladas. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), que considera o movimento normal para o período. Em seu boletim semanal, o IMEA destaca que, mesmo com a queda, o volume é maior que o registrado em setembro dos três últimos anos e as margens da indústria ainda são superiores às do ano passado.


"A demanda pelos derivados recuando desde o último mês vem pesando sobre a decisão de esmagar das indústrias. Somado a isso, é natural uma retração do volume esmagado nos últimos meses do ano e, por isso, a possibilidade de o esmagamento em outubro também recuar, mesmo que não seja de forma acentuada, é considerável", diz a instituição.


De acordo com o IMEA, essa queda da demanda por derivados está associada à alta dos preços. O farelo de soja vem registrando elevações altas sucessivas desde o mês de junho. Neste mês, a cotação chegou ao maior nível desde 2012, com a tonelada cotada a R$1.239,00. O ritmo de valorização é superior ao de produtos como milho e o caroço de algodão.


Apesar disso, os técnicos descartam um movimento de baixa significativa dos derivados de soja ou mesmo do próprio grão. "Em curto prazo, mesmo com um possível recuo no volume esmagado que possa reduzir a oferta do farelo, possíveis altas nas cotações do dólar ou mesmo da CBOT limitarão uma retração acentuada nas cotações dos derivados de soja em Mato Grosso", diz o boletim.


Só na semana passada, a cotação média da soja subiu 2,2% chegando a R$68,37 a saca de 60 quilos no estado. Um movimento registrado mesmo com a queda das cotações internacionais nos principais contratos na Bolsa de Chicago. A elevação do dólar e a baixa oferta do grão foram os fatores decisivos.


Fonte: Estadão Conteúdo. 28 de outubro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja