• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Possível proibição do plantio de safrinha de soja no Paraná causa reação


Quinta-feira, 1 de outubro de 2015 - 06h00

Produtores do sudoeste do Paraná expressaram na terça-feira (29/9) preocupação com a possibilidade de proibição do plantio de soja safrinha no estado, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa paranaense, segundo comunicado divulgado da Secretaria da Agricultura do Estado. Entretanto, a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e a Organização das Cooperativas do estado do Paraná (OCEPAR) se manifestaram a favor da proibição para evitar a disseminação da ferrugem.


O governo paranaense estuda antecipar o começo do vazio sanitário, período em que não é permitido nenhum tipo de planta viva de soja no solo, de junho para maio, quando termina a colheita, a partir dos resultados de pesquisa da Embrapa Soja. Atualmente, o vazio sanitário no estado se estende de 15 de junho a 15 de setembro. O vazio estendido, se adotado, busca interromper o ciclo do fungo e diminuir o custo da aplicação de fungicidas, conforme o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).


Pesquisadores argumentam que o fungo desenvolveu mecanismos de resistência, os fungicidas disponíveis no mercado perderam eficiência e não há novas moléculas previstas para serem liberadas nos próximos oito anos. A audiência foi convocada a pedido dos dirigentes da Cooperativa Mista São Cristóvão (CAMISC), de Mariópolis. O presidente da cooperativa, Nelson De Bortoli, se disse preocupado com a possibilidade de que o plantio de soja em safrinha seja proibido. Ele alegou que os municípios de Mariópolis e de Clevelândia dependem dessa cultura, alternativa mais viável economicamente para produtores na região no período da safrinha.


Segundo ele, sojicultores já adquiriram insumos para 2015/16 e podem amargar prejuízo. Outros representantes do setor produtivo, como FAEP e OCEPAR, todavia, são a favor da proibição. "Toda vez que fomos contra a pesquisa levamos prejuízos", afirmou Nelson Costa, superintendente da OCEPAR, conforme a nota da secretaria. A mesma posição foi adotada por Pedro Loyola, chefe do departamento técnico e econômico da FAEP. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acenou então com a possibilidade de proibir o plantio da soja safrinha apenas a partir de janeiro de 2017. A partir desse prazo, o vazio sanitário no estado seria estendido. A decisão será divulgada mediante portaria da ADAPAR nos próximos dias, conforme a secretaria.


Fonte: Estadão Conteúdo. 30 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja