• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve de fiscais agropecuários afeta produção e exportação de aves e suínos


Sexta-feira, 25 de setembro de 2015 - 05h58

A greve dos fiscais federais agropecuários, iniciada na quinta-feira da semana passada (17/9), causa prejuízos vultosos e impacta a produção e as exportações do setor de aves e suínos do país, disse nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa grandes indústrias do setor, como BRF e JBS.


A entidade disse que um levantamento mostrou que milhares de toneladas de produtos estão represadas nos processos de exportações, que fábricas estão reduzindo ou paralisando a produção por falta de espaço para estocar produtos e que contratos de exportação estão ameaçados.


A entidade não dimensionou as perdas financeiras, mas destacou que as exportações de aves e de suínos atraem para o país mais de 100 milhões de reais por dia em negócios.


Segundo a ABPA, o setor tem enfrentado prejuízos não apenas com a perda dos embarques nos navios, mas com custos para a manutenção de estruturas logísticas que estão paradas, aguardando a liberação das cargas.


"Infelizmente, o setor de proteína animal, que vinha registrando crescimento em plena crise econômica nacional, está sendo afetado e pode perder uma valiosa oportunidade de trazer ainda mais divisas, em um momento delicado para o país", disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.


A entidade disse que está em contato com o governo federal e líderes dos grevistas para pedir o avanço das negociações e o fim da paralisação.


Na quarta-feira, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) disse que a greve já impede o desembarque no exterior de algumas cargas brasileiras de milho, soja e algodão que ainda não receberam um certificado fitossanitário.


Com a paralisação, o certificado que normalmente é emitido após a saída do navio do Brasil ainda não está de posse de alguns exportadores cuja carga já chegou a países importadores.


Com a paralisação, 7 mil contêineres com produtos de exportação e importação estavam retidos no porto de Santos, o maior do país, no início desta semana, informou anteriormente o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical).


Fonte: Reuters. Por Gustavo Bonato. 24 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja