• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CNA apoia retirar da Anvisa aprovação de produtos agrícolas


Terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 05h58

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) posicionou-se favoravelmente à proposta da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, de retirar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a atribuição de aprovar o registro de novos produtos agrícolas, como novas moléculas de defensivos.


A intenção de Kátia Abreu é criar um órgão especializado no atendimento ao agronegócio brasileiro para aprovação e registro.


A CNA, entidade da qual a ministra já foi presidente, argumenta que no site da Anvisa há uma lista de espera para aprovação e liberação de defensivos agrícolas com quase 600 processos e que há pedidos parados ali desde 2007. "A demora na liberação de novos produtos faz o país perder competitividade.


O processo no Brasil leva o dobro do tempo do que em outros países", disse a confederação, por meio de nota. A proposta de Kátia Abreu aguarda, porém, uma definição do Planalto. A intenção é que a Anvisa fique apenas com o registro e aprovação de produtos voltados a uso humano.


"Nós não podemos conviver com um processo que ingressa no governo, no Ministério da Agricultura, e passa pelo Ministério do Meio Ambiente e que só é aprovado ou não depois de seis anos", afirmou o pesquisador da Embrapa Décio Gazzoni, referindo-se aos atuais trâmites para a aprovação de novos produtos no país.


Fonte: Estadão Conteúdo. Por Raphael Salomão. 19 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja