• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Indústria de carnes enfrenta alta do milho apesar de safra recorde no Brasil


Segunda-feira, 14 de setembro de 2015 - 05h58

Indústrias de frango e suínos, principais compradoras de milho no mercado doméstico brasileiro, estão enfrentando uma alta nas cotações do grão em um momento de grande oferta após colheitas volumosas nos principais estados produtores, o que eleva os custos com a ração para os animais.


A explicação para a alta dos preços em um momento de oferta abundante está no câmbio e no bom momento das exportações do país. A moeda norte-americana atingiu na quinta-feira (10/9) a maior cotação frente o real desde outubro de 2002, com alta acumulada de cerca de 22,0% nos últimos três meses.


"Nós esperávamos preços mais baixos para o período... Na comparação com uma projeção de preço normal, hoje os custos de produção estão bem mais altos", relatou o diretor de compras da cooperativa Aurora, Jacó Ritter, responsável pela originação em uma das maiores produtoras de aves e suínos do Brasil, com consumo de quase 1,4 milhão de toneladas de milho por ano.


Nos últimos três meses, o milho no mercado físico brasileiro acumula alta de 20,0%, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa.


No mesmo período de 2014, a queda foi de 19,5% e, em 2013, o recuo foi de 5,6%.


A colheita de milho de Mato Grosso, principal produtor do Brasil, foi encerrada há poucos dias. Já no Paraná, segundo produtor nacional, a colheita da safra de inverno alcança 96,0% da área.


Com a concorrência com a exportação, as indústrias realizam aquisições mais pontuais. Algumas consultorias estimam embarques do país em níveis próximos de recordes.


"São preços altos e muitas indústrias estão encurtando estoques. Quem tem pouca capacidade de estocagem está tendo que se sujeitar ao mercado", disse o supervisor responsável pela compra de insumos para ração em uma indústria de carne suína do Rio Grande do Sul, falando sob condição de anonimato.


Ainda assim, a situação dos preços não gera preocupação excessiva nas empresas do setor.


"A avicultura está acostumada com esse processo (de volatilidade de preços)", disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.


Ele lembrou também que o Brasil tem "estoques confortáveis" de milho no momento.


Após três safras acima de 80 milhões de toneladas --inclusive um recorde de 84,3 milhões em 2014/15 - o Brasil deverá fechar o atual ano comercial, em 31 de janeiro, com um estoque nunca registrado, de 14,3 milhões de toneladas, segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é suficiente para cerca de três meses de consumo do país.


Exportações de carnes


O milho mais caro eleva custos, mas não necessariamente elimina as margens da indústria, especialmente as que exportam carne de frango e de suínos.


"As empresas estão exportando numa quantidade representativa... E está se reajustando também o preço do produto no mercado interno", destacou o presidente do Sindiavipar.


Com embarques recordes, mas queda no faturamento em dólar pelo preço mais baixo na exportação, é o câmbio que tem salvado a receita das indústrias.


Fonte: Reuters. 11 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja