• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Desconfiança emperra venda de máquinas


Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 05h55

Apesar da queda brusca no comércio de máquinas agrícolas no ano passado, as projeções eram de que 2015 pudesse ser de recuperação nas vendas. Não foi o que ocorreu no primeiro semestre. O recuo de 25,0% nos negócios fez empresários do setor começarem a olhar a segunda metade do ano - quando os produtores já teriam em mãos parte do crédito subsidiado do Plano Safra - como um período de redenção. Mas também não foi o que aconteceu, pelo menos até agora.


- Eu tinha esperança de que o segundo semestre fosse melhor, mas não há reação nas vendas. O produtor está assustado. Contamos com a Expointer para alavancar negócios - diz Claudio Bier, presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado (Simers).


Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Bastos de Oliveira diz que, além do pessimismo com a crise, há outros dois fatores que contribuem para a retração: a elevação da taxa de juro do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e do Moderfrota, de 4,5% para 7,0% e 7,5%, respectivamente, e a redução da rentabilidade da soja.


A política de crédito costuma impactar diretamente nos números do setor e foi um dos responsáveis pelo excepcional resultado de 2013, quando o governo reduziu o custo do empréstimo para 2,5%, estimulando a compra de tratores e colheitadeiras. De lá para cá, a taxa subiu para 4,5% e, desde março deste ano, chegou a 7,0% para pequenos produtores e 9,5% aos grandes. O aumento acompanhou a taxa básica (Selic) e ocorreu como parte do ajuste fiscal do governo.


Com as vendas em declínio, a indústria reforçará as estratégias para a Expointer, com diversificação de máquinas e alternativas de crédito, como receber parte do pagamento em grãos. Se a tática der certo, a crise, que em outros setores é uma tempestade, pode ser apenas um vento forte para o agronegócio.


Fonte: Estadão conteúdo. 11 de agosto de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja