• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Mais da metade da safra de café já foi colhida, diz CEPEA

Os preços internos da soja se descolam dos da Bolsa de Chicago - praça formadora dos preços internacionais dos grãos - e continuam subindo, mesmo com a queda naquela Bolsa.


A colheita da safra brasileira de café arábica já supera os 50%, informou, na quinta-feira (30/7) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). De acordo com os pesquisadores, o clima está mais estável, favorecendo também a secagem dos grãos. No entanto, o "excesso de umidade" que atingiu as lavouras anteriormente afetou a qualidade do café.

"A exemplo do verificado na safra passada, parte dos lotes tem apresentado muitos grãos de menor calibre, ou seja, poucos atingem a classificação de peneiras superiores, em linha com expectativas iniciais, dado o comportando do clima no desenvolvimento da safra", informa o comunicado do Cepea.

Entre as praças pesquisadas, na Zona da Mata de Minas, o trabalho de campo chegou a 60% dos cafezais. No Cerrado e no sul do estado, a colheita chegou a 50%. Em Garça (SP) e no Noroeste do Paraná, estima-se que esteja próxima de 60%. Na região da Mogiana (SP), apenas 40% das lavouras foram colhidas.

Enquanto o café novo é retirado das plantações, a comercialização está lenta, informa o CEPEA. Produtores usam os melhores lotes para cumprir contratos anteriores. Novos negócios têm sido pontuais e, na maior parte, com café de baixa qualidade.

Em relação aos preços do arábica, o indicador do CEPEA aponta alta acumulada de 1% neste mês. Na quarta-feira (29/7), a referência com base em São Paulo fechou a R$421,51 a saca de 60 quilos.

Robusta

Já a colheita do café robusta foi concluída no começo de julho. No Espírito Santo, principal produtor da variedade, houve forte quebra em relação ao ano passado, informa o CEPEA.

Os negócios com a variedade, de acordo com a instituição, também estão mais lentos por causa dos atuais níveis de preço. Apesar disso, neste mês, o indicador de referência para o café robusta - a exemplo do arábica - também tem alta de 1%. Na quarta-feira (29/7), fechou a R$310,91 a saca.

Fonte: Globo Rural. 30 de julho de 2015.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja