• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo estuda formas de garantir preço de produtos agrícolas


Sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 15h57

O governo está formulando novas formas de intervenção para minimizar a volatilidade e garantir preços mínimos no mercado doméstico de commodities agrícolas. "As políticas existentes não estão preparadas para coibir esta volatilidade", disse o secretário de Política Agrícola, André Nassar, do Ministério da Agricultura. Ele participou na quinta-feira (16/7) do seminário "Agricultura no Brasil, Perspectivas e Desafios", da FGV Projetos, em São Paulo.


Segundo Nassar, é prioridade zero da secretaria formular essas novas políticas que devem favorecer em um primeiro momento as cultura do algodão e café. Ele não deu detalhes sobre os planos, mas disse que esses mecanismos devem ser implementados em 2016.


Nassar afirmou, ainda, que é preciso encontrar novas fontes de crédito, além do oficial, para financiar a agricultura. "Se a produção, principalmente de soja e milho, crescer de forma agressiva, com o melhoramento da logística do país, é muito provável que o crédito não acompanhe", disse.


Nos últimos anos, a garantia de preço mínimo é realizada por meio de mecanismos como Aquisições do Governo Federal (AGF), aplicadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para recompor os estoques reguladores; Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), por meio do qual o governo "paga" ao agricultor a diferença entre o preço mínimo e o valor de mercado; e o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), subsídio para reduzir o custo do frete.


Fonte: Estadão Conteúdo. 17 de julho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja