• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo de São Paulo intensifica prevenção contra gripe aviária


Sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 08h29

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vai intensificar a adoção de medidas preventivas para evitar a chegada da influenza aviária ao estado. Decreto nesse sentido foi assinado na quarta-feira (27/5) no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin.


O governo informa, por meio de comunicado, que o surto da doença nos Estados Unidos exige uma intensificação no trabalho, pelo risco de importação do vírus por meio das aves migratórias ou pelo trânsito de passageiros em portos e aeroportos.


Estima-se que mais de 40,0 milhões de aves já foram atingidas pela doença nos EUA, causando elevação no preço dos ovos, que triplicou, e da carne de frango.


A gripe aviária, causada pelo vírus H5N2, altamente contagioso, pode ser difundida rapidamente pelo país, atingir o homem e outros animais. 


Aves silvestres, patos e marrecos em sua maioria não adoecem, mas disseminam o vírus, que também pode ser transmitido por meio de objetos contaminados como sapatos, roupas, rações e pela água.


A avicultura (corte e postura) é a terceira principal atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana de açúcar e da carne bovina.


Para melhorar a rastreabilidade das aves e o controle sanitário, o governo também lançou a Guia de Trânsito Animal (GTA) para aves, a qual não mais será emitida em formulário manual em São Paulo.


Agora, os animais só poderão circular acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida por meio do sistema informatizado, da Secretaria de Agricultura.


Fonte: Estadão Conteúdo. 28 de maio de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja