• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lagarta do cartucho foi a praga que mais afetou safra 2015 do milho em Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de maio de 2015 - 08h33

Mais de 75% das áreas de cultivo de milho foram atingidas pela lagarta do cartucho na safra 2014/15 em Mato Grosso. A incidência da praga liderou os casos nas lavouras do Estado, conforme dados divulgados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (APROSOJA). A presença da lagarta do cartucho foi constada em 76,6% das áreas produtoras de milho, seguido do percevejo barriga verde, que atingiu 52,3% das lavouras visitadas.


O levantamento apontou que quase 70% dos agricultores realizaram uma aplicação de inseticida, no máximo, para tentar controlar a praga junto à tecnologia Bt. Outros 31% dos entrevistados se quer utilizou defensivos agrícolas.


O especialista em controle de pragas da EMBRAPA, Rafael Pitta, adverte que a rotação de cultura é fundamental para evitar que as cultivares tenham quebra de resistência. "Os produtores precisam seguir as orientações para evitar que as tecnologias dos cultivares Bt tenham quebra de resistência e consigam barrar essas pragas. É importante fazer a rotação de cultivares dos vários tipos de tecnologia Bt, adotando a área de refúgio", salienta.


De acordo com a APROSOJA, mais de 80% dos produtores rurais consultados adotaram área de refúgio. A medida consiste em destinar uma porcentagem do total da área da lavoura plantada sem a tecnologia Bt, para evitar que as pragas se tornem resistentes ao cultivar. A prática do MIP - Manejo Integrado de Pragas - também foi constada por parte dos produtores.


Fonte: Agrolink. Por Lucas Rivas. 27 de maio de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja