• Terça-feira, 30 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

OIE deve reconhecer SC como zona livre de peste suína clássica


Segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 08h36

Uma delegação de Santa Catarina vai participar, próxima quinta-feira (28/5), da 83ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França. Na ocasião, o Estado deve receber certificação internacional como zona livre de peste suína clássica.


Pela primeira vez a OIE certificará países ou zonas livres de peste suína clássica, o que faz de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul uma das únicas regiões do mundo com esse reconhecimento.


A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca catarinense informa que a expectativa é de que Coreia do Sul, União Europeia e México passem a comprar o produto local.


O Estado do Sul também é, desde 2007, a única Unidade Federativa do país com certificação internacional da OIE de zona livre febre aftosa sem vacinação, o que caracteriza o mais elevado padrão de erradicação de uma doença.


Faz 25 anos que não há registro de peste suína clássica no rebanho catarinense, segundo a secretaria.


A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) mantém 63 barreiras sanitárias permanentes nas divisas com os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul e também na fronteira com a Argentina, para impedir o ingresso de animais e produtos de origem animal que possam contaminar o rebanho catarinense.


Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína. São 10 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas do produto.


Com um rebanho efetivo estimado em 7,9 milhões de cabeças, Santa Catarina é responsável por aproximadamente 35% das exportações brasileiras.


A comitiva catarinense será liderada pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira e pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.


Fonte: Estadão Conteúdo. 22 de maio de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja