• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuva preocupa sojicultores em Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 08h42

De acordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia, o estado do Mato Grosso receberá chuvas fracas nesta semana. "Na região Norte as pancadas podem ter quantidade de chuva acumulada mais alta, já que os temporais são provocados pelo calor e pela umidade que vem da Amazônia", explica.


O especialista também informou que a ausência de chuvas generalizadas é acompanhada por temperaturas acima da média, o que coloca em risco a situação das lavouras, uma vez que eleva os índices de evapotranspiração. "Os próximos dias não serão totalmente secos nas regiões produtoras de Mato Grosso, mas continuarão na forma de pancadas de fim de tarde", diz Santos.


Nery Ribas, diretor técnico da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), diz que a média geral no Estado é de 15 a 20 dias sem chuvas regulares e altas temperaturas. "Com o início do plantio mais tarde, as plantas estão agora na fase de enchimento de grãos. A chuva é essencial para o desenvolvimento e isso define a produtividade da lavoura, o que pode comprometer a estimativa inicial", explica.


Mas por outro lado, o clima seco se mostra vantajoso por não favorecer a propagação de doenças. Isso não quer dizer que o produtor rural não precisa continuar atento à sua lavoura. "Há presença da Ferrugem Asiática em lavouras de todo o estado e, com o início da colheita, é necessário muita atenção", alerta Nery Ribas. A seca favorece, entretanto, a proliferação de pragas e, para este combate, a recomendação é a utilização do Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP).


De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a partir do dia 22 de janeiro o bloqueio atmosférico deverá ser rompido com o avanço de uma frente fria. "Assim, não só as chuvas retornarão de forma mais abrangente a todas as regiões produtores, como também as temperaturas sofrerão um bom declínio", explica Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista.


Fonte: Globo Rural. 15 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja