• Domingo, 14 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Entidade projeta safra recorde de 6,5 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso do Sul

Plantio de soja foi encerrado no início do mês em Mato Grosso do Sul. Área cultivada com a oleaginosa teve incremento de 120 mil hectares.


O plantio da safra 2014/15 de soja foi encerrado em Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (APROSOJA/MS).

A área cultivada atingiu os 2,3 milhões de hectares, 120,0 mil hectares a mais que na temporada anterior, e a projeção da entidade é que a produção seja a maior da história sul-mato-grossense, superando os 6,5 milhões de toneladas.

Segundo o coordenador técnico da APROSOJA/MS, Lucas Galvan, mesmo com o atraso de 10 a 15 dias no plantio da oleaginosa, provocado pela estiagem nas principais regiões produtoras do estado em outubro, o plantio foi concluído com êxito e a expectativa é de uma grande safra.

Na estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) nesta quarta-feira (10/12), a projeção para a oleaginosa é ainda mais otimista. Além do aumento de área, a estimativa também aponta para um incremento de 5,6% na produtividade que deve passar de 2.900 quilos por hectare (48,3 sacas por hectare) para 3.062 quilos por hectare (51 sacas por hectare).

Com ampliação das lavouras e do rendimento, a perspectiva da CONAB é que a produção atinja as 7,0 milhões de toneladas do grão.

A previsão da APROSOJA/MS é que a colheita da soja comece no fim de janeiro e se estenda até meados de março, o que pode afetar o desempenho da safrinha de milho, já que a cultura ficará mais exposta a ação de fatores climáticos, como as geadas, por exemplo.

Fonte: G1. Por Anderson Viegas. 12 de dezembro de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja