• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas permitem retomada do plantio de soja no Nordeste


Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 - 08h13

De modo geral, a condição hídrica do solo aos poucos vai se normalizando em todo do Brasil, onde não há mais locais com baixos índices de umidade.


As únicas exceções são as regiões do semiárido nordestino e extremo norte do país. As lavouras encontram condições razoáveis para se desenvolverem, paralisando as perdas de produtividade, que vinham sendo registradas em todas as culturas. Até mesmo nas regiões do Mapitoba, onde o plantio encontrava-se paralisado por conta da estiagem, as chuvas desses últimos dias permitiram a retomada das atividades, e agora o plantio da soja e do milho avança em todas as propriedades destes Estados.


A chuva tem ajudado culturas como café, laranja e cana-de-açúcar.


Em Mato Grosso e em Goiás, a preocupação agora é com a ferrugem asiática, já que as temperaturas mais altas associadas ao excesso de umidade favorecem a proliferação da praga.


Esse padrão no tempo, de frequentes pancadas de chuva, deverá se manter inalterado ao longo da semana, ou seja, áreas de instabilidade continuam sobre todas as regiões produtoras do Brasil.


- Há ocorrência de pancadas de chuvas, hora numa região, hora em outra, mas de certa forma ocorrem chuvas sobre todas as propriedades, com volumes acumulados diferentes - afirma Celso Oliveira, da Somar.


Assim, as condições vão se manter favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como à realização dos tratos, tão essenciais às plantas. E como o verão se aproxima, esse padrão da atmosfera se assemelha muito ao da estação: sol, calor e pancadas de chuvas.


Fonte: Canal Rural. Por Priscila Paiva. 9 de dezembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja