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ABPA vai à China tentar ampliar mercado para carnes de frango e suína


Quinta-feira, 6 de novembro de 2014 - 09h38

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceira com o Ministério da Agricultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), pretende aumentar as exportações brasileiras de aves e suínos para a China. A entidade participará na próxima semana de uma série de encontros no país com empresas importadoras e autoridades chinesas.


Em relação às vendas externas de carne de frango, o principal objetivo da ABPA é acelerar o processo de habilitação para que novas plantas brasileiras passem a exportar para o mercado chinês. Atualmente, 29 plantas avícolas em todo o Brasil estão autorizadas a exportar para o país.


De acordo com dados da entidade, os embarques de carne de frango para China entre janeiro e setembro deste ano cresceram 20,4% na comparação com igual período de 2013, alcançando 168,5 mil toneladas. Em receita, a alta foi de 17,2%, com US$382,6 milhões arrecadados.


Segundo a entidade, o potencial de crescimento é maior no segmento de suínos. De janeiro a setembro, o Brasil exportou somente 753,0 toneladas do produto para o mercado chinês, que é o maior consumidor mundial da proteína. O volume consumido anualmente pelo país é de 50,0 milhões toneladas, duas vezes maior do que o consumo da União Europeia, segundo maior mercado.


Para incentivar os embarques de carne suína para a China, a ABPA pretende destacar a qualidade sanitária do Brasil. O país permanece livre de Diarreia Suína Epidêmica (PED), enfermidade que tem afetado diversos mercados produtores, entre eles a China.


Fonte: Estadão conteúdo. 5 de novembro de 2014.



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