• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Atraso no plantio de soja deve atrapalhar safrinha de milho em Mato Grosso


Quinta-feira, 30 de outubro de 2014 - 09h13

A falta de chuva em Mato Grosso por 20 dias em média não deve prejudicar somente a safra 2014/15 de soja, mas também a safrinha de milho. O atraso não está dentro da janela de plantio do grão e produtores devem reduzir a área em até 40,0%, conforme informaram durante o Circuito Tecnológico da Soja, organizado pela Aprosoja-MT.


De acordo com Érico Piana, prefeito de Primavera do Leste e também produtor de soja, milho e feijão, os danos na oleaginosa não devem ser tão severos e atribui isso à correção de solo feita antes do plantio. Mas com o atraso, deve colher a soja de ciclo pequeno (105 dias) a partir de 15 de janeiro, época que invade a janela de plantio do milho.


"Se chover muito pode atrasar mais ainda. De mil hectares de lavoura, apenas 600 devem ser plantados com milho, o que vai nos causar prejuízo", conta Piana. "Acredito que será no mínimo 20,0% menor. Quem mantiver área, vai plantar mais tarde e (preço do) produto vai cair", complementa seu filho, Péricles Piana.


Mais pessimista está Astor Rubens Ullmann, que estima usar 40,0% menos da área de plantio do grão. De 2.250 hectares, deve semear apenas mil, ou no máximo 1.500ha. "Depende da chuva", explica. Ele atrasou 15 dias, e só plantou mil hectares de soja até então. "Ano passado nessa época já tinha sido 2000 hectares. Só metade do trabalho foi feito, precisamos correr". Para isso, ele aposta suas fichas na variedade de semente com ciclo mais curto, além de maquinário de ponta para acelerar a colheita.


De olho na região, o prefeito de Primavera do Leste afirma que a situação é a mesma para todos os produtores, já que a seca atingiu todo o Estado. Durante a entrevista, uma chuva forte caía na fazenda, animando o seu lado empresarial e político. "Essa chuva é muito boa. Tem que chover! A partir de agora vai voltar ao normal, esperamos", relata ele, esperançoso que a volta da chuva mantenha a colheita de soja nas esperadas 60 sacas por hectare.


Fonte: Globo Rural. Por Teresa Raquel Bastos. 29 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja