• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA interdita empresas que adulteraram leite em Santa Catarina


Sexta-feira, 24 de outubro de 2014 - 09h28

Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), duas plantas de laticínios foram interditadas. Por meio do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), do Departamento de Defesa Animal (DDA) e da Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina (SFA), a SC Foods S/A e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Formosa do Sul estão embargadas.


A ação é resultado das investigações da Operação Leite Adulterado III, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, que comprovou fraude nos produtos.


Em nota, o Mapa informa que "as fraudes ocorriam nos galpões fora das instalações das empresas e envolviam também transportadores de leite, que preparavam os caminhões de coleta com a adição de produtos como água oxigenada e soda caustica, antes de saírem para iniciar a linha de coleta".


Ainda de acordo com o Ministério, outra forma utilizada para adulterar o leite era a preparação de um pequeno volume da bebida com grande quantidade de produtos químicos para ser adicionado a um volume maior. Dessa forma, mascarava os parâmetros de qualidade do leite cru refrigerado.


Amostras já foram coletadas para estudos, porém ainda não foi comprovada por análises laboratoriais a prevalência de substâncias adulterantes. Durante as investigações, foi verificado que a Laticínios Santa Terezinha Ltda e a Laticínios São Bernardino Ltda, identificadas como receptoras, também se encontravam fora dos padrões legais.


De acordo com a nota, a Santa Terezinha ficará sob Regime Especial de Fiscalização. Já a São Bernardino, que responde a um consórcio municipal, receberá as sanções que ele determinar.


A nota ainda esclarece que o MAPA já iniciou o levantamento junto às empresas dos dados de rastreabilidade dos produtos e das cargas de leite cru pré-beneficiado que foram comercializados. A partir da identificação, será determinado o recolhimento cautelar dos lotes.


Fonte: Globo Rural. 23 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja