• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas previstas para a primeira quinzena de outubro desapontam produtores


Quarta-feira, 8 de outubro de 2014 - 09h15

Depois de um fim de setembro com chuva frequente, porém na forma de pancadas, outubro começa com tempo bem mais seco e temperaturas mais baixas. Nos primeiros cinco dias do mês, os maiores acumulados, em torno dos 50 milímetros, se concentraram apenas sobre as regiões Sul e Norte do país.


No último fim de semana, os volumes foram mais elevados em algumas cidades como São Borja (RS), que acumulou mais de 100 milímetros. A umidade do solo permanece elevada nos três estados da região Sul, mas diminui rapidamente quando observamos os ede Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e a região Nordeste.


A primeira quinzena de outubro será marcada pelo tempo seco no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, algo que provavelmente forçará a interrupção de eventuais atividades de plantio de grãos.


- A chuva precisa se estabilizar mais para que os produtores destas regiões possam iniciar a semeadura sem grandes receios de perder o trabalho - afirma o previsor da Somar Meteorologia Celso Oliveira.


Segundo ele, o "sinal verde" da semeadura só serve para aquelas fazendas que receberam muita chuva nos últimos dias e têm umidade no solo suficiente para enfrentar os próximos 10 dias de tempo seco sem perda da semente.


- Para os produtores que não receberam chuva, as estimativas dos modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando a volta da umidade para meados do dia 20 - finaliza.


Já na região Sul, especialmente sobre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul (área de produção de arroz), as próximas duas semanas serão caracterizadas pelas chuvas frequentes e com elevado acumulado.


No leste do Nordeste, uma frente fria traz chuva forte à área produtora de cana-de-açúcar nesta semana, porém a precipitação deverá perder força a partir de 11 de outubro. Com a ausência de frentes frias sobre a maior parte do país, a expectativa é de baixa umidade relativa do ar e aumento significativo da temperatura. Espera-se, portanto, a formação de uma nova onda de calor, algo que deverá prosseguir até perto do dia 20 de outubro.


Fonte: Canal Rural. 7 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja