• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IMEA eleva estimativa da safra 2014/2015 de soja em Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 09h37

A segunda projeção da safra de soja 2014/15 de Mato Grosso foi revisada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). De acordo com o instituto, a nova área de 251,9 mil hectares para temporada 2014/15 do município de Paranatinga, deve subir para 1,9 milhões de hectares, impactando sobre a área de Mato Grosso, que agora está estimada em 8,8 milhões de hectares ante a estimativa anterior de 8,7 milhões de hectares.


A estimativa da produtividade ainda é incerta, mas o IMEA projeta que sejam alcançadas 52,4  sacas por hectares, impactando sobre a produção, que está sendo estimada neste momento em 27,7 milhões de toneladas, um acréscimo de 377,0 mil toneladas em relação ao projetado na primeira estimativa divulgada em maio, em virtude do acréscimo na área de Paranatinga.


O prêmio para o porto de Paranaguá apresentou recuo de 5,0% na média do contrato de agosto de 2014, com embasamento nos avanços das cotações dos contratos de curto prazo do grão no mercado externo.


Julho


Em julho os volumes esmagados de soja pelas indústrias de Mato Grosso superaram a média dos seis primeiros meses, registrando volume de 790,0 mil toneladas. Grande parte desta quantidade não estava nos estoques das indústrias e suas compras acabaram sustentando as cotações do grão em julho no Estado.


De acordo com o IMEA, apesar de estar acima do volume esmagado em julho do ano passado, duas novas indústrias começaram suas atividades neste ano, não entrando, portanto, na conta de 2013.


Apesar deste aumento no volume processado na média de julho, nem todas as indústrias apresentaram incremento. Algumas trabalharam com 50,0% de sua capacidade instalada devido às baixas margens que o mercado disponibiliza para o setor neste momento.


O preço do farelo recuou no comparativo de julho com junho deste ano, justificando o volume reduzido de esmagamento por algumas empresas. Mesmo assim, o setor acredita que nos próximos meses o volume esmagado pode ser ainda maior à medida que os estoques do farelo caia e a margem dos subprodutos se eleve.


Preço


O indicador IMEA apresentou leve recuo de 0,07% na média da última semana, em virtude da demanda reduzida pelo grão. Apesar disso, a média do estado continua sustentada a R$55,86 a saca.


O preço paridade para março de 2015 recuou 3,3% na última semana, encerrando a janela indicando R$39,12 a saca, dadas as perdas registradas para os contratos de março do ano que vem


Fonte: Canal Rural. 27 de Agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja