• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agricultura tem renda retraída nos Estados Unidos e no Brasil


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 09h31

Os índices de renda apontam queda no faturamento bruto e no lucro líquido do agronegócio durante este ano - no Brasil e no exterior. A soja segue mais rentável que outras commodities como trigo e milho, que chegam a dar prejuízo em algumas regiões.


Nos Estados Unidos, o lucro líquido cai 13,8% neste ano na comparação com 2013, conforme estudo publicado ontem pelo Departamento de Agricultura do país, o USDA (para US$113,2 bilhões), com a pecuária aliviando o recuo nos preços dos grãos. Com produção recorde, e justamente por isso, a lucratividade deve ser a menor em quatro anos.


As tendências verificadas no Brasil são as mesmas, mas as comparações em relação a 2013 ainda apresentam índices positivos. O recuo na renda aparece nas comparações entre as projeções atuais e as divulgadas no início deste ano.


O país não conta com índice oficial sobre o lucro líquido da agropecuária. As avaliações partem do Valor Bruto da Produção (VBP). A última previsão do Ministério da Agricultura aponta crescimento de 2,1% em relação a 2013 (agropecuária). Na comparação com o índice de fevereiro, a agricultura recuou 1,2%, uma perda de R$3,4 bilhões.


Por que o Brasil registra recuo mais suave que nos Estados Unidos? A explicação dos técnicos do Ministério da Agricultura tem a ver com o momento da venda da produção. A maior parte da soja da safra passada, comercializada neste ano, teria sido vendida a preços melhores que os atuais.


Prejuízo


3,5 milhões de toneladas de milho, trigo e feijão do Paraná dependem de programas de apoio à comercialização do governo federal para que os produtores não saiam no prejuízo, diante de cotações abaixo dos custos.


Fonte: Gazeta do Povo. 26 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja