• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Liberação russa é oportunidade a ser aproveitada por bovinocultura de MT


Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 09h18

Liberação de frigoríficos brasileiros por parte da Rússia é um oportunidade para a bovinocultura de Mato Grosso e que deve ser aproveitada, preenchendo o espaço deixado pelos concorrentes. A avaliação está em boletim divulgado nesta semana pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).


De acordo com cálculos do IMEA, com base em dados do próprio governo da Rússia, os países que foram embargados representavam 56,9% da carne bovina embarcada para o mercado russo no ano passado. No primeiro semestre deste ano, a participação já havia caído para 44,3%. Mato Grosso tem 10 plantas habilitadas a embarcar o produto para o país europeu.


"O mercado é favorável para o estado, já que países como Rússia e Venezuela têm aumentado cada vez mais suas compras de carne bovina", informou o IMEA. Segundo a instituição, a Rússia representa, atualmente, 20,4% do volume embarcado por Mato Grosso e a Venezuela, hoje o principal comprador, responde por 33,7%.


Ainda segundo os técnicos do IMEA, a possibilidade de aumento das exportações para os russos deram sustentação às cotações futuras do boi gordo. O contrato para outubro, na BM&FBovespa, registrou valorização de 1,2% em uma semana, chegando a R$128,37 por arroba.


Fonte: Globo Rural. 19 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja