• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Comissão vai propor vazio sanitário a partir de 15 de abril em Mato Grosso


Terça-feira, 19 de agosto de 2014 - 09h12

A Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do estado de Mato Grosso decidiu, na segunda-feira (18/8), propor que o vazio sanitário para a soja passe a começar no dia 15 de abril no estado. A decisão foi tomada em reunião com empresas de defensivos, pesquisadores e representantes dos produtores, como informou o presidente da Comissão, Wanderlei Dias Guerra.


Segundo ele, a intenção com o período maior do vazio - que, no estado, vai de 15 de junho a 15 de setembro, atualmente - é inibir o cultivo de soja sobre soja, a chamada soja safrinha, e reduzir o ciclo da ferrugem asiática sobre as lavouras. Caso a proposta seja regulamentada, 15 de abril passa a ser a data limite da retirada de plantas de soja das propriedades sem risco de autuação.


Guerra relatou que, durante a reunião, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e representantes das companhias de agroquímicos demonstraram preocupação com as consequências do cultivo de soja safrinha. Especialistas afirmam que a prática favorece a permanência do fungo causador da ferrugem tem levado a maior aplicação de defensivos, com consequente perda de eficiência dos princípios ativos.


"As moléculas estão perdendo a eficácia e para inibir o ciclo da ferrugem asiática, ampliar o vazio sanitário é uma das medidas. Com o novo vazio, o produtor teria que colher a safra até abril e, nesse período, acaba não tendo como plantar soja safrinha porque a janela fica apertada", argumentou Guerra.


Segundo o coordenador da Comissão de Defesa Vegetal, a proposta definida no encontro deve ser apresentada nesta terça-feira (19/8) ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) e ao Ministério da Agricultura (MAPA). A intenção é conseguir que o vazio sanitário seja ampliado não só em Mato Grosso, mas também nas demais regiões do país já na safra 2014/15, confirme as condições de cada estado produtor.


"Pode haver alguma discussão política em cima disso", acredita Wanderlei Dias Guerra. "Mas nós ouvimos a pesquisa e não vejo fator político que possa desconsiderar a questão técnica. Se não regulamentar, quem vai assumir a responsabilidade pelas perdas?"


Longo debate


A ampliação do vazio sanitário já encontra apoio do próprio ministro da Agricultura, Neri Geller, também produtor rural. Geller já declarou mais de uma vez que a restrição de plantio seria ampliada. No entanto, oficialmente, dentro do Ministério, nas palavras do próprio ministro, o assunto está "em discussão".


No âmbito estadual, o coordenador da área vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA-MT), Ronaldo de Assis Medeiros, ressaltou que a proposta da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal não tem caráter normativo e deve ser amplamente debatida com pesquisadores, produtores e o próprio Ministério da Agricultura. Com isso, afirmou, existe o risco da norma não ser estabelecida já para a safra 2014/2015.


"A partir de 15 de setembro pode começar o plantio. E uma vez começado o plantio, fica mais difícil porque já é fito todo o planejamento do ano", disse Medeiros, que, no momento da conversa por telefone com a reportagem de Globo Rural, contou não ter participado da reunião e ainda não estar informado sobre os detalhes da proposta pelos representantes da instituição que participaram do encontro.


Sobre o plantio de soja sobra soja, Medeiros evitou emitir um posicionamento em nome do INDEA. Disse apenas que, sendo um órgão executor, a instituição limita-se a garantir o cumprimento do que está nas normas.


Fonte: Globo Rural. Por Raphael Salomão. 18 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja