• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Importação de soja pela China terá recorde em 2013/14


Quinta-feira, 14 de agosto de 2014 - 09h13

As importações de soja pela China, maior comprador do mundo da commodity, subirão 17,0% no ano que termina em setembro, para um recorde de mais de 70,0 milhões de toneladas, de acordo com uma previsão divulgada nesta quarta-feira por um órgão oficial.


O apetite por soja pelo gigante asiático tem crescido à medida que a segunda maior economia do mundo se expande, e que cresce a demanda por ração para alimentar suínos e aves para a indústria de carnes.


A previsão do Centro Nacional de Informações de Grãos e Oleaginosas é maior do que a estimativa de 69,0 milhões de toneladas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para o ano atual.


"O grande aumento das importações está sendo impulsionado pela forte demanda interna sustentável. A capacidade de esmagamento e volumes tem aumentado constantemente", disse o centro em um relatório.


O uso de importações de soja como garantia em acordos de financiamento também impulsionou os embarques, disse.


O armazenamento de soja produzida na China por Pequim tem mantido os preços locais dos produtos acima dos preços do grão importado, levando processadores a buscar importações mais baratas.


Um grande volume de soja barata importada também tem sido utilizada em processamento de alimentos, disse o centro sem entrar em detalhes.


O crescimento das importações deverá desacelerar em 2014/15, com embarques totais estimados para subir até cerca de 4,0%, a 73,0 milhões de toneladas, disse o órgão. Isso está em linha com as previsões do USDA.


"As importações no próximo ano vão diminuir o ritmo à medida que o mercado tem de digerir grandes estoques após as importações excessivas no ano em curso. A oferta de soja doméstica será ampla no próximo ano", disse um analista do centro.


Importações de soja pela China a partir de agosto deverão cair, de acordo com o órgão. As compras neste mês são vistas em cerca de 6,20 milhões de toneladas, contra uma importação recorde mensal de 7,5 milhões de toneladas em julho.


Fonte: Reuters. Por Niu Shuping e David Stanway. 13 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja