• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA admite possibilidade de restringir cultivo de soja sobre soja


Quarta-feira, 16 de julho de 2014 - 08h57

O Ministério da Agricultura admite a possibilidade de impor restrições a práticas como o plantio de soja safrinha no Brasil. Foi o que afirmou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel, em resposta à reportagem da Globo Rural.


Rangel reconhece que, atualmente, não há ferramentas legais que possam inibir a prática, não recomendada do ponto de vista agronômico. E avalia que uma proibição "intervém de maneira muito contundente" na atividade agropecuária.


No entanto, considerando os riscos para a sanidade vegetal, o Ministério considera a adoção de medidas. "O MAPA vem estudando as possíveis ferramentas para diminuir os seguidos cultivos de culturas como a soja e umas das alternativas é a ferramenta ampliada do vazio sanitário", informou.


O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal reiterou a posição do Ministério de que o "cultivo de culturas similares de maneira repetida", como é o caso de soja sobre soja, "infringe" o Manejo Integrado de Pragas e pode refletir na manutenção delas nas áreas de produção.


"Visando o equilíbrio sanitário e a sustentabilidade das culturas em função das ocorrências de pragas resistentes é possível haver restrições e aplicação de políticas de manejo regional com incentivos fiscais, financiamentos, zoneamento agrícola ou mesmo, em ultimo caso, restrição de cultivos com proibição em função de lei", alertou Rangel.


Fonte: Globo rural. Por Raphael Salomão. 15 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja