• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Adequação ambiental e diversificação econômica da propriedade rural com a exploração de espécies nativas


Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 08h47

Após muitas reuniões e discussões o Novo Código Florestal está em vigor e é preciso se adaptar as novas mudanças.


O Código Florestal tinha muitos parágrafos que impunham algumas obrigações. Um dos casos é a dispensa da reserva legal, que no antigo código era impensável e agora com o novo, passa a incorporar a dispensa da Reserva Legal para as "pequenas propriedades ou posses rurais" (até 4 módulos fiscais).


Outros termos também foram alterados, um exemplo é a palavra "preservar", na definição antiga de APPs, dava a entender um regime de proteção integral, e foi substituído pelo termo "conservar" que introduz um significado associado ao uso econômico por meio do uso sustentável dos recursos naturais.


Entender as mudanças é indispensável para incrementar a renda da propriedade através das adequações ambientais. Para desmistificar o tema, a FAI do Brasil junto com a Unisafe Consultoria irá dia 25/7, debater sobre o tema, durante o módulo 2 do Curso Bem-Estar na Fazenda. Com o tema "Meio Ambiente: Problema ou solução?


O módulo irá abordar assuntos como: diversificação da propriedade rural através da exploração econômica de espécies nativas, importância do mapeamento da propriedade para identificação de áreas improdutivas e ambientais, o cumprimento da legislação ambiental (novo código florestal) e mercado regional de espécies nativas.


Além disso, no dia 26/7, Pedro Francisco Filho dará todas as orientações necessárias para obtenção de Clear-Wood, madeira limpa de forma manejada dentro da silvicultura, em áreas de ILPF (Sistemas Agrossilvipastoris). Mostrando de forma fácil e prática como é possível diversificar economicamente e explorar de forma criativa a propriedade rural.


Outro palestrante será Sidney Almeida Filgueira de Medeiros do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) que ministrará a palestra sobre o "Plano ABC e linha de crédito Programa ABC para ILPF".


Não perca dia 25 e 26 de julho na FAI do Brasil em Jaboticabal/SP - mais informações em www.faidobrasil.com - Curso Bem-estar na Fazenda.


Participe do Sorteio da FAI do Brasil. Basta entrar no link abaixo, preencher a ficha, indicar o email de um amigo para concorrer a uma vaga do segundo e terceiro módulo do curso:  


Formulário: http://form.jotformz.com/form/41734802989668


Boa sorte!



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja