• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IBGE: Abates de bovinos e frangos bateram recorde no 1º tri no país


Sexta-feira, 27 de junho de 2014 - 09h31

Foram abatidas no país 8,4 milhões de cabeças de bovinos no primeiro trimestre deste ano, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume foi 2,9% superior ao registrado entre janeiro e março de 2013 e representou um novo recorde histórico para o intervalo. Houve queda de 3,4% em Mato Grosso, mas o estado permaneceu na liderança do ranking nacional. Em termos absolutos, o maior aumento foi em Minas Gerais, conforme as informações coletadas pelo órgão.


Recorde semelhante ao dos bovinos foi batido também nos abates de frangos, que alcançaram 1,4 bilhão de cabeças no primeiro trimestre, 5,5% mais que em igual intervalo do ano passado. O peso acumulado das carcaças foi de 3,2 milhões de toneladas. Paraná foi o estado que mais abateu e onde o número mais cresceu, conforme o IBGE.


No caso dos suínos, em contrapartida, houve queda nos abates no país de janeiro a março. Em relação ao primeiro trimestre de 2013, a queda foi de 1,4%, para 8,7 milhões de cabeças, e o peso acumulado das carcaças foi de 747,6 mil toneladas. A região Sul respondeu por 65,1% do total, seguida por Sudeste (18,8%) e Centro-Oeste (14,8%).


Já a aquisição de leite por parte dos laticínios do país alcançou 6,2 bilhões de litros entre janeiro e março, 8,9% mais que no mesmo período do ano passado. A industrialização atingiu, conforme o IBGE, 6,7 bilhões de litros, aumento também de 8,9% em igual comparação. A maior parte das aquisições (41,4%) foi na região Sudeste do país.


No caso das aquisições de couros inteiros bovinos, o volume chegou a 9,2 milhões de unidades nos três primeiros meses deste ano, 0,4% mais que entre janeiro e março de 2013. Conforme o IBGE, os matadouros frigoríficos foram a origem de 63,3% do volume total.


A produção nacional trimestral de ovos de galinha, finalmente, chegou a 686,3 milhões de dúzias, 2,4% acima do período de janeiro a março do ano passado. A região Sudeste foi responsável por 48,6% do total, segundo o IBGE.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernando Lopes. 26 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja