• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Indústria de carne bovina de Mato Grosso sente impacto de embargos do Egito e Irã


Quarta-feira, 18 de junho de 2014 - 09h40

A indústria de Mato Grosso já sente a influência dos embargos à carne bovina do estado, devido à confirmação de um caso atípico de Mal da Vaca Louca, em Porto Esperidião (MT), no mês de maio. As exportações tiveram redução de 9,9% em volume e 8,7% em receita, com 24,90 mil TEC (tonelada equivalente carcaça) de carne embarcada e US$93,47 milhões arrecadados em maio/14. Os dados foram contabilizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).


Egito e Irã, depois de fecharem suas portas ao produto brasileiro, apresentaram uma queda de 22,0% e 67,8% em volume de carne comprada de Mato Grosso, respectivamente. O resultado de maio/14 não foi bom para a indústria, mas para o produtor o momento é favorável, pois os preços estão subindo novamente, devido, principalmente, à qualidade ainda boa dos pastos no estado e à demanda interna por carne bovina extremamente aquecida, em consequência da Copa do Mundo de Futebol.


Segundo o IMEA, a data da Copa do Mundo da FIFA não poderia ter sido melhor para a bovinocultura de corte mato-grossense. Historicamente a variação de preços no atacado da carne bovina, da última semana de um mês para a primeira semana do outro mês é positiva em 0,6%. A Copa ajudou a demanda interna por carne bovina tanto, que o corte com osso no atacado que subiu menos foi o dianteiro com osso (2,1%) e o que subiu mais foi a ponta de agulha (5,9%). Os preços pagos ao produtor subiram 3,0% nos 10 primeiros dias de cotação de junho/14.


Fonte: Canal Rural. 17 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja