• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FGV projeta alta do PIB em 1,6% neste ano e inflação acima do teto


Quarta-feira, 18 de junho de 2014 - 09h38

Em cenário de inflação alta, elevados gastos do governo e fraco otimismo, a FGV prevê um crescimento da economia brasileira neste ano de 1,6%. A estimativa supera a de algumas consultorias, que esperam uma taxa mais próxima de 1,0%.


A diferença, segundo Sílvia Matos, economista da FGV, é que a instituição não espera uma freada tão brusca no segundo trimestre. O mercado espera um alta de 0,2%, em média. Já a FGV projeta 0,5% frente ao primeiro trimestre.


A economista diz que os serviços e alguns ramos da indústria, como energia e extrativa, vão sustentar algum dinamismo da economia. Para o ano fechado, afirma, o cenário será o mesmo: queda da indústria como um todo (puxada pela indústria da transformação e a construção) e alta de serviços e agropecuária.


Inflação


O economista José Julio Senna afirma não enxergar no atual governo a intenção de "segurar a inflação" e tende, com isso, a não subir a taxa de juros - que deve fechar em 11,0% neste ano.


A FGV projeta o IPCA, taxa oficial de inflação, em 6,7% neste ano -- acima do teto da meta, de 6,5%. "O juro real (descontada a inflação) hoje no Brasil é de 5,0% e esse patamar não segura a inflação. Um aumento só deve vir após as eleições", disse.


Sondagens


Se os juros tendem a não atrapalhar ainda mais crescimento neste ano, as expectativas, por seu turno, vão em sentido contrário. Segundo Aloísio Campelo, também da FGV, as sondagens de consumidores, indústria, serviços e construção apontam para uma freada de consumo e investimento, com reflexo no PIB do segundo e terceiro trimestres.


Os economistas da FGV participaram de seminário promovido pelo IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), da própria FGV, no Rio de Janeiro.


Fonte: Valor Econômico. 16 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja