• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IBGE divulga desempenho da economia


Quarta-feira, 4 de junho de 2014 - 09h25

Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (30/5), o desempenho da economia no 1º trimestre deste ano deu destaque para o setor da agropecuária, com aumento de 3,6% em relação aos três meses anteriores. Os dados apresentaram um crescimento modesto, com alta de 0,2% em relação ao trimestre anterior, somando R$1,2 trilhão.


Entre os principais fatores que desencadearam este baixo crescimento, destaca-se a redução no consumo das famílias, com um recuo de 0,1% frente ao último trimestre, o que não ocorria desde 2011. Além disso, outro ponto que afetou negativamente o crescimento do PIB neste trimestre foi a queda nos investimentos.


A formação bruta de capital fixo teve uma queda de 2,1%, confirmando o pessimismo de grande parte dos analistas financeiros. Entre os principais fatores destacam-se a queda das importações de bens de capital e o recuo da construção e da produção interna.


Na comparação entre os três principais setores, a agropecuária teve destaque, apresentando a maior alta. O crescimento do setor foi de 3,6% no comparativo com o trimestre anterior, contra 0,4% do setor de serviços e uma queda de 0,8% da indústria.


Entre os produtos agrícolas que tiverem destaque neste período, com safras significativas e que registraram alta, destacaram-se a soja (6,3%), o arroz (7,7%), o algodão (23,5%) e fumo (0,4%). O milho apresentou recuo de 7,2% influenciado pela queda na área plantada na safra de verão em todo o país.


Fonte: Canal do produtor. Por Cristiano Palavro e Michelle Rabelo. 3 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja