• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Turra defende aumento nas exportações de frango processado de 5,0% para 30,0%


Segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 09h02

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, estimou que um crescimento de 5,0% ao ano nas exportações de frango processado renderia ao Brasil US$500,0 milhões a mais de receita com os embarques ao exterior. Turra disse que hoje, de todo o volume exportado pela indústria brasileira de frango, somente 5,0% corresponde ao produto processado.


- Esse porcentual deveria chegar a 30,0% ou 40,0% - afirmou.


Ao participar da Agrimark Brasil, em Porto Alegre, Turra afirmou que o Brasil vive um momento crítico de perda de competitividade por causa de problemas logísticos e entraves burocráticos. Segundo ele, o custo de produção do frango, por exemplo, que em 2002 era bem menor no Brasil do que nos Estados Unidos, hoje está praticamente igual nos dois países.


Ao lado de ex-ministros da Agricultura - Turra ocupou o cargo no governo Fernando Henrique Cardoso - o executivo da ABPA defendeu a adoção de uma política que agregue valor às exportações brasileiras.


- O Brasil tem que deixar de festejar a exportação de suínos e grãos. Nós nos contentamos com a exportação de commodities - disse.


De acordo com Turra, às vésperas da Copa do Mundo está havendo um aquecimento do mercado interno de aves.


- Como o mercado externo também vai bem, devemos continuar avançando em termos de volume e receita este ano - disse. A previsão para 2014 é de um crescimento de 4,0% da produção.


No caso da indústria de suínos, ele afirmou que existe a expectativa, nas condições atuais, de que o Brasil passe a aproveitar o momento "muito especial" do setor.


- Falta suíno em vários mercados. Temo, inclusive, que a produção seja pequena para atender à demanda - afirmou.


Fonte: Estadão Conteúdo. 25 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja