• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com dois terços da área plantada, trigo pede chuva no PR


Quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 09h40

O Paraná atinge nesta semana dois terços do plantio de trigo - ampliado em 27,0%, para 1,27 milhão de hectares - com 95,0% das lavouras em boas condições mas precisando de chuva, aponta relatório do Departamento de Economia Rural (DERAL) divulgado na terça-feira (20/5). A maior parte das lavouras (80,0%) está em desenvolvimento vegetativo e o clima passa a exigir atenção num ano em que o estado tem a meta produzir 3,8 milhões de toneladas, o dobro do volume colhido da safra anterior.


No Rio Grande do Sul - que cultiva 1,0 milhão de hectares e espera colher 2,9 milhões de toneladas - o plantio está começando e a expectativa também é de safra cheia, embora haja registros de chuva escassa em zonas agrícolas importantes e uma probabilidade de 25,0% para a ocorrência de El Niño fraco na época da colheita do cereal, com ameaça de chuva em excesso em toda a Região Sul.


Nos dois principais fornecedores de trigo do Brasil, o clima também preocupa. O quadro agroclimático gaúcho se assemelha ao argentino. Nos Estados Unidos, a falta de chuva limita as áreas boas e excelentes a 29,0%. No Kansas, maior produtor, esse índice é de 12,0%, mostram dados oficiais.


Meta


Cerca de 1,3 milhão de toneladas de trigo a mais deve ser produzido no Brasil neste ano, aponta Companhia Nacional de Abastecimento. O país teria condições de chegar a 6,9 milhões de toneladas pela primeira vez.


Fonte: Gazeta do Povo. 21 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja