• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em queda nas usinas, etanol voltou a subir nos postos


Terça-feira, 8 de abril de 2014 - 09h18

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) voltaram a subir nos postos da maior parte dos estados brasileiros na semana encerrada no dia 5 de abril.


Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o biocombustível ficou mais caro ao consumidor final em 16 Estados, inclusive em São Paulo, onde o preço médio na bomba subiu 0,096%, para R$2,069 o litro. A maior alta semanal foi verificada no Maranhão (2,01%).


A valorização nos postos não refletiu as oscilações nas usinas, onde os preços do etanol recuaram pela quinta semana consecutiva. O indicador CEPEA/ESALQ para o hidratado caiu 6,08%, a R$1,304 o litro no período entre 31 de março e 4 de abril. Nas últimas seis semanas, o indicador passou a acumular queda de 9,35%.


Ainda segundo dados da ANP, os preços do etanol hidratado recuaram na última semana ao consumidor final em seis Estados e do Distrito Federal. 


Em nenhum Estado brasileiro compensa ao consumidor usar etanol em vez de gasolina, segundo o parâmetro de que essa viabilidade existe se o preço do biocombustível equivale a menos de 70,0% do preço da gasolina. Há, no entanto, estudos que indicam que esse percentual pode chegar a 79,0%.


Fonte: Valor Econômico. Por Fabiana Batista. 07 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja