• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuva retorna para o Rio Grande do Norte somente em abril


Sexta-feira, 28 de março de 2014 - 08h58

A estiagem no Rio Grande do Norte fez com que 159 municípios decretassem estado de emergência. O Estado já registra falta de água na zona rural destes municípios e até mesmo para o consumo humano e animal. A produção agrícola e a pecuária sofrem com a escassez de chuva. De acordo com as previsões mais estendidas da Somar Meteorologia, os volumes de chuva serão significativos nos próximos sete dias para a região do MAPITOBA, mas no Rio Grande do Norte o volume estimado não passará dos 20 milímetros ao longo deste período.


Segundo a Somar, para o começo de abril há previsão de chuvas que vão acumular até 70 milímetros em 10 dias. As pancadas diárias terão no máximo 10 milímetros acumulados, algo que ainda não é o necessário, mas já ameniza a situação. A região Nordeste do Brasil enfrenta seca severa nos últimos três anos devido a não atuação dos sistemas meteorológicos que formam a quadra chuvosa. Em 2014 a Zona de Convergência Intertropical tem garantido melhores condições ao menos para a faixa norte.


Na região Nordeste as chuvas tem sido moderadas nos últimos dias. Há previsão de chuvas generalizadas para o Maranhão, Piauí, metade sul do Ceará e oeste de Pernambuco na quinta-feira, dia 27/3.


Excesso de chuva


As chuvas foram volumosas nas últimas 24 horas em algumas cidades dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, onde existe um canal de instabilidades e nuvens carregadas. Os volumes variaram de 40 a 80 milímetros. Em Unaí, em Minas Gerais, o volume de 74 milímetros representa 40,0% da média climatológica de todo o mês de março.


Fonte: Canal Rural. 27 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja