• Domingo, 14 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

MAPA estabelece estratégia para controle de pragas

Nova Instrução Normativa reforça medida do vazio sanitário para controle de pragas.


Por meio da Instrução Normativa n°5, publicada no dia 14 de março, no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reforça a medida de declarar vazio sanitário como uma ferramenta de defesa para o controle de pragas não quarentenárias.

O vazio sanitário é uma medida de defesa sanitária vegetal e se constitui em um período de ausência total em que uma área de terra fica sem a lavoura, seja da cultura ou plantas involuntárias. É uma estratégia de controle que pode ser utilizada para várias pragas e doenças, dentre elas, o bicudo do algodoeiro, a ferrugem asiática da soja e a Helicoverpa armigera. Com o controle de desocupar a instalação da terra, a praga fica sem o alimento e, naturalmente, o vazio sanitário auxilia na redução da população da praga.

A partir disso, cada estado tem a prerrogativa de regulamentar este vazio sanitário em cultura localizada regionalmente, determinando um calendário de plantio para cada espécie vegetal, onde será definido o período, a praga e a área de abrangência.

O período para que o ciclo biológico da praga seja eliminado é de aproximadamente 30 a 40 dias, podendo passar deste prazo, conforme determinam os pesquisadores. O agricultor deve respeitar este período, eliminando os restos culturais.

De acordo com a normativa, o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA atuará como árbitro no caso de divergência na aplicação de medidas fitossanitárias não equivalentes entre estados fronteiriços que comprometam o controle de pragas.

"O agricultor deve estar convencido que a medida do vazio é uma iniciativa que vai reduzir o impacto negativo causado pelas pragas e doenças. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra", afirma o coordenador-geral de Proteção de Plantas, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Franz.

Fonte: MAPA. Por Yara Marques. 17 de março de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja