• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

China libera exportação de frango de mais cinco empresas brasileiras


Quarta-feira, 12 de março de 2014 - 09h08

A AQSIQ, órgão de defesa agropecuária do governo da China, acaba de publicar a habilitação de mais cinco plantas brasileiras para exportações de carne de frango para àquele mercado. As informações foram divulgadas pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a planta de suínos de SIF 2146 (Alibem, em Santa Rosa - RS) também foi liberada para vender à China.


As cinco plantas - duas da BRF (de Videira/SC e de Forquilhinha/SC), duas da JBS (de Amparo/SP e de Seara/SC) e uma da Frango Bello (Itaquiraí/MS) - somam-se às 24 unidades já habilitadas para exportações ao mercado chinês.


De acordo com o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, a entidade avícola e os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústrias e Comércio (MDIC) vinham negociando há meses a habilitação destas plantas, que deverão gerar impactos positivos no saldo geral das exportações deste ano.


- Foi um intenso trabalho, já que todos os parâmetros técnicos já haviam sido atendidos. É uma conquista fundamental para o nosso setor, mostrando a alta capacidade competitiva brasileira, plenamente apta a atender às demandas do mercado internacional de carne de frango - destaca.


Conforme explica o presidente da UBABEF, as negociações com as autoridades chinesas agora seguem para a habilitação de mais plantas avícolas brasileiras.


- O mercado chinês é altamente demandante de proteína animal, e nossa parceria comercial tem grande potencial para expansão. Neste sentido, estamos focados, em parceria com o governo brasileiro, para que uma nova missão da AQSIQ venha ao país em breve - ressalta.


A China é o sexto maior país importador de carne de frango brasileira.  Em 2013, foi responsável por 5,0% de todos os embarques, totalizando 190,3 mil toneladas e US$440,7 milhões. Somente nos dois primeiros meses deste ano, foram exportadas para lá 32,3 mil toneladas, com receita de US$72,5 milhões.


Fonte: Canal Rural. 11 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja