• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com colaboração do clima, produção de trigo deve aumentar no Paraná


Quarta-feira, 12 de março de 2014 - 09h06

A área plantada do trigo em 2014 deve aumentar cerca de 20,0% no Paraná, segundo dados do último relatório do Departamento de Economia Rural do Estado do Paraná (DERAL). Na região de Cascavel e Toledo, o percentual desta estimativa é ainda maior e gira em torno dos 40,0%. Tudo depende da colaboração do clima, números ainda estão nos campos das projeções. No ano passado, o excesso de chuva atrapalhou os triticultores.


Segundo dados da Somar Meteorologia, as chuvas ficaram 78,0% acima da média na cidade de Toledo em maio e junho de 2013. Os volumes foram ainda maiores e superaram o esperado em 133,0%. Posteriormente, as geadas do mês de julho resultaram em uma queda da produção. O produtor e presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Natalino Paluto, afirma que só vai apostar no trigo novamente este ano por conta do aumento do número de moinhos e do interesse de compra das cooperativas locais.


- Perdi muito no ano passado e este ano vamos começar a plantar em abril que é a melhor época. Mesmo assim, sabemos dos riscos climáticos associados, como a chance de geadas precoces - explica Nelson.


As previsões mais estendidas indicam que o inverno de 2014 será bem semelhante ao inverno de 2013. As ondas de frio podem chegar antes e também se prolongarem até os meses de agosto e setembro.


- Um inverno dentro de uma neutralidade climática é meio traiçoeiro. Podemos ter uma semana de calor e já na outra, muito frio - informa a meteorologista, Desiree Brandt.


Segundo ela, quando o inverno está sem a presença do El Niño ou La Niña, as massas de ar de origem polar avançam pelo continente, derrubando as temperaturas. Além disso, é preciso levar em consideração a fase fria que o oceano Pacífico está entrando, chamada de ODP negativa que favorece as ondas de frio.


- A primeira onda de frio na região Sul está prevista para meados de maio, mas ainda sem chances de temperaturas tão baixas a ponto de formar geadas - finaliza.


Por enquanto, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam temperaturas mínimas entre 6°C e 16°C entre os meses de abril e maio.


Fonte: Canal Rural. 11 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja