• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Demanda aquecida durante a entressafra eleva preços do etanol


Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 08h56

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (ÚNICA) informou na terça-feira (25/2) que a demanda aquecida durante a entressafra é o fator que tem causado aumento dos preços do etanol no mercado.


Um movimento que vem ocorrendo mesmo com estoques do combustível 10,0% maiores no início de fevereiro em relação ao mesmo período na safra passada.


Segundo dados divulgados pela própria UNICA, na safra 2013/2014 entraram no mercado 5,0 bilhões de litros a mais de etanol no que no período anterior.


A produção chagou aos 28,0 bilhões de litros, "o maior incremento da oferta interna em um único ano".


No entanto, a procura pelo combustível tem sido também maior, o que contribui para a pressão atual sobre os preços.


"O etanol consumido hoje foi produzido durante o período de safra, que terminou no final de novembro ou início de dezembro para a grande maioria das usinas do Centro-Sul. Até o início da nova safra, em abril, o consumidor será abastecido por etanol estocado enquanto havia produção", analisa o diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues, em nota divulgada pela UNICA.


A entidade que reúne as usinas do Centro-sul do Brasil descartou, pelo menos por enquanto, a possibilidade do clima quente e seco que atingiu canaviais ter influência sobre as cotações neste momento.


De acordo com a UNICA, as perdas ainda estão sendo avaliadas e devem ser detalhadas quando for feita a projeção da nova safra, em abril.


Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) apontam que o preço do etanol hidratado em São Paulo acumula alta de 10,0% em fevereiro até o dia 21/2.


Só na semana passada, o valor para a usina, livre de impostos, chegou a R$1,41 por litro.


No caso do etanol anidro, a alta acumulada em fevereiro até o dia 21/2 é de 4,2%. Na semana passada, a média chegou a R$1,53 por litro também livre de impostos.


Fonte: Globo Rural. 25 de fevereiro 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja