• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de miúdos pelos pequenos frigoríficos está sob ameaça, alerta Abrafrigo


Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 - 15h03

Ministério da Agricultura (MAPA) cancelou, em 5 de fevereiro, a Circular nº 279/2004 que autoriza o funcionamento de Entrepostos de Carnes e Derivados (ECDs). Essas empresas ajudam a garantir a venda de miúdos e despojos no mercado internacional por qualquer frigorífico que não esteja habilitado pela MAPA a exportar seus produtos diretamente.


O mercado brasileiro de exportação de miúdos/despojos movimenta US$300,0 milhões por ano, e beneficia frigoríficos de pequeno e médio porte e pecuaristas, porque os produtos são considerados não comestíveis dentro do país, mas têm um mercado garantido de vendas em países asiáticos como a China. Se não for vendido para o exterior, o produto é descartado como resíduo.


"A decisão eliminou a concorrência no mercado de despojos e atende a interesses escusos. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) não conhece este mercado e emitiu a nova circular sem ouvir ou consultar o setor", disse Péricles Salazar, presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). "O MAPA está alijando centenas de empresas em todo o país que agora vão perder uma fonte de ganhos econômicos e passarão a produzir muito mais resíduos de alto impacto ambiental."


O mercado de ECDs do Brasil, que emprega mais de 20,0 mil pessoas, pode ser levado ao ponto de fechamento completo por causa dos impactos dessa mudança, informou a Abrafrigo. Mais de 200 frigoríficos de pequeno e médio porte atualmente entregam seu produto de miúdos/despojos aos ECDs para exportação.


Com o cancelamento da circular 279, os processadores que querem vender esses produtos terão de fazer grandes investimentos para se qualificar para a "lista geral" de empresas exportadoras do MAPA.


A maioria não está inclinada a fazer isso, previu a Abrafrigo, porque eles produzem carne bovina principalmente para comercialização no mercado interno.


Fonte: CarneTec. 10 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja