• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice global de preços da FAO cai 1,3% em janeiro ante dezembro


Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 - 09h12

O índice global de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) caiu em janeiro pela primeira vez em três meses. O índice alcançou 203,4 pontos no mês passado, representando queda de 4,4% ante o mesmo mês de 2013 e baixa de 1,3% ante dezembro passado.


Conforme a FAO, o indicador recuou pressionado por cotações mais baixas de cereais, açúcar, óleos e carne, o que mais que compensou a alta em leite.


O economista da FAO, Abdolreza Abbassian, informou, por meio de comunicado, que o mundo está constatando preços mais baixos dos alimentos por causa da oferta abundante. No entanto, observou ele, a retomada mais forte na demanda, em particular com o aumento no ritmo de importação da Ásia, pode limitar o declínio.


Na composição do indicador, os cereais ficaram com média de 188,4 pontos em janeiro, uma queda de 3 pontos, ou 1,6% ante dezembro passado, ou 56 pontos (23,0%) abaixo de janeiro de 2013. Segundo a FAO, boas colheitas em 2013 contribuíram para impulsionar o volume dos estoques, derrubando as cotações internacionais para níveis bem abaixo de 2012.


No segmento de óleo vegetal, a média de janeiro alcançou 188,6 pontos, uma queda de 7,4 pontos (3,8%) ante dezembro de 2013. Conforme a FAO, a queda reflete principalmente a evolução do mercado de óleo de palma, com grande oferta e lenta exportação, o que puxa para cima o nível dos estoques. Além disso, informa a FAO, existe a perspectiva de oferta recorde de soja na América do Sul, enfraquecendo as cotações de outros óleos vegetais.


O indicador de preço do açúcar ficou em 221,6 pontos em janeiro, uma queda de 13,2 pontos (5,6%) em comparação com dezembro passado.


- A queda representa a terceira baixa mensal consecutiva dos preços do açúcar, os quais são pressionados por grandes excedentes de exportação nos principais países produtores - comenta a FAO.


No setor de carne, a média do indicador ficou em 185,2 pontos em janeiro, um pouco abaixo, 1,7 pontos (1,0%) ante dezembro. Os preços da carne de suíno e de ovinos cederam, principalmente com melhora na oferta. Em contrapartida, os preços de carne bovina e de aves subiram marginalmente.


O indicador do preço do leite, no entanto, teve média 267,7 pontos em janeiro, um aumento de 3,5 pontos (1,3%), em relação a dezembro de 2013.


- A demanda por todos os produtos lácteos permanece firme, especialmente na China, norte da África, Oriente Médio e Rússia - informa a FAO.


Fonte: Estadão Conteúdo. 7 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja