• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra de milho do Paraná é boa, mas preço não recompensa


Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - 09h15

Começou a colheita da safra de milho no Paraná. O rendimento das primeiras lavouras colhidas é considerado bom, mas a queda no preço preocupa os agricultores.


No município de Verê, região sudoeste, o agricultor José Dengo tem conseguido uma média de 200 sacas de 60kg por hectare, 30 sacas a mais que na safra passada.


Apesar do bom rendimento, o agricultor não está nem um pouco animado com o preço do grão. Nesta mesma época do ano passado, ele havia vendido as primeiras sacas de milho a R$29,00. Hoje não consegue mais do que R$21,50.


Os custos mais caros e a perspectiva de que os preços não seriam os melhores nesta safra fizeram com que José reduzisse pela metade a área plantada. Enquanto o mercado segue incerto, José quer terminar logo a colheita para adiantar a próxima cultura sem depender do milho.


Esta é a menor safra de verão no Paraná. No total, a área plantada diminuiu 24,0% de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado.


Foram plantados 670,0 mil hectares, enquanto na safra de verão passada foram cultivados 876,0 mil hectares de milho. A redução de área plantada deve diminuir a produção de milho no estado em 21,0%.


A comercialização está lenta em todo o estado porque os agricultores estão preferindo segurar o grão à espera de uma reação no preço.


Fonte: Globo Rural. 3 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja