• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Hong Kong abate frangos e suspende compra de animal vivo por gripe aviária


Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 09h10

Hong Kong iniciou o abate de 20,0 mil frangos e suspendeu as importações de animais vivos da China continental por 21 dias na terça-feira (28/1) após a descoberta do vírus da gripe aviária H7N9 em envio de aves vivas na província de Guangdong, ao Sul do país.


A medida do governo entrou em vigor dois dias antes de começarem as celebrações de Ano Novo Chinês, quando o setor normalmente espera boom de vendas.


As autoridades também ordenaram o fechamento do mercado de aves no atacado, onde foi descoberto o vírus, por 21 dias, até 18/2 para a limpeza e desinfecção. Granjas locais foram proibidas de fornecer aves vivas para o mercado.


"Funcionários do Departamento da Agricultura, Pesca e Conservação irão inspecionar todas as granjas locais e coletar mais amostras para testes para verificar se as fazendas locais não foram afetados pela gripe aviária H7", disse o secretário de Alimentação e Saúde, Ko Wing-man em comunicado.


O vírus H7N9 se alastra entre as aves, mas os casos em seres humanos até agora não mostraram evidência de transmissão sustentada entre humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Especialistas pediram às autoridades de saúde em todo o mundo para ficarem em alerta para detectar o vírus H7N9, que é altamente patogênica em humanos e poderia desenvolver a capacidade de se espalhar facilmente entre humanos, causando uma pandemia de gripe e perdas econômicas graves.


Duas pessoas infectadas com a gripe aviária H7N9 morreram em Hong Kong e um terceiro paciente está sendo tratado. Os três foram infectados durante visitas à cidade Shenzhen, no Sul da China.


O vírus da gripe aviária H7N9 surgiu em março do ano passado e, até agora, infectou pelo menos 240 pessoas na China, Taiwan e Hong Kong, de acordo com o Departamento de Saúde de Hong Kong.


A agência chinesa estatal de notícias Xinhua, citando o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, disse que 19 pessoas morreram por causa da doença na China este ano.


Fonte: Reuters. Por Alice Woodhouse. 82 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja