• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministro faz tratativas para expandir negócios com o mercado europeu


Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 - 09h08

Em reunião na manhã de quinta-feira (23/1) com o Comissário Europeu de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia, Tonio Borg, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, avançou nas tratativas para abertura do mercado da União Europeia para produtos do agronegócio brasileiro.


O ministro pleiteou a abertura de mercado para a carne suína do estado de Santa Catarina. "Nós temos condições de fazer a segregação dos animais que recebem ractopamina e os que não recebem, a exemplo dos Estados Unidos e do Canadá, que também utilizam o produto em seus sistemas produtivos e segregam os animais que não a utilizam", explicou Andrade.


De acordo com Borg, a União Europeia é muito preocupada com o uso desta substância e, por isso, estão aguardando o relatório técnico referente à missão que as autoridades sanitárias europeias realizaram ao Brasil em 2013 para tomar uma decisão.


Andrade também pediu a habilitação dos estados de Rondônia, Tocantins e Distrito Federal para exportação de carne bovina. Toda a documentação para dar início às exportações já está pronta e será encaminhada.


Dentre outros temas tratados, o ministro Andrade pleiteou, ainda, a conclusão da análise da soja geneticamente modificada "Cultivance", para efeitos de autorização de sua importação pela UE. O Comissário se comprometeu a acelerar o processo de avaliação.


Borg, por sua vez, solicitou ao Ministério da Agricultura que intensifique o envio de missões aos países europeus para habilitar empresas europeias a exportar para o Brasil. Solicitou também flexibilização dos requisitos sanitários para importação de produtos à base de carne bovina pelo Brasil, banida em função da Encefalopatia Espongiforme Bovina na Europa.


O Ministro Andrade concordou em criar um grupo técnico para tratar das missões de inspeção à UE e informou que os requisitos para importação de produtos de carne bovina pelo Brasil já foram revistos em linha com as recomendações da OIE.


Fonte: MAPA. 24 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja