• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Em um 2013 histórico, milho se torna produto mais exportado em Mato Grosso

As exportações de milho em 2013 consolidaram uma marca histórica em Mato Grosso


As exportações de milho em 2013 consolidaram uma marca histórica em Mato Grosso. No acumulado do ano alcançaram 15,7 milhões de toneladas, representando 59,0% das 26,6 milhões de toneladas embarcadas pelo país. Uma supersafra local associada à forte demanda deram o tom para os negócios internacionais.

No último ano foram produzidas mais de 22,0 milhões de toneladas no estado, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). "O mercado interno de Mato Grosso não absorve todo o milho e ele precisa ser exportado. Parte para o mercado internacional e para outros países", diz Ângelo Ozelame, analista de mercado do IMEA.

Reflexos ainda presentes da quebra de safra nos Estados Unidos também puxaram a alta no volume de negócios. De acordo com o IMEA, houve aumento nos embarques de 72,2% em Mato Grosso em relação às vendas de 2012.

"Ainda tive reflexo disso [quebra], com bastantes países à procura de milho brasileiro e tivemos essa quantia [exportada] bastante elevada", pontua ainda Ozelame, analista do Instituto Mato-grossense.
Em volume, o milho foi o produto mais exportado por Mato Grosso em 2013, superando inclusive a soja, carro-chefe do agronegócio estadual. De oleaginosa foram destinadas ao mercado internacional 12,2 milhões de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Em termos de receita, por outro lado, a soja foi a que mais faturou no último ano, totalizando US$6,5 bilhões, enquanto o milho pouco mais de US$3,6 bilhões.

Fonte: G1MT. Por Leandro J. Nascimento. 21 de janeiro de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja