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Condições das estradas atrapalham escoamento da safra de grãos em MT


Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 09h33

A precariedade das rodovias por onde é escoada a safra brasileira fica evidente nesta época, quando é maior o fluxo de caminhões transportando grãos.



Em Mato Grosso, principal estado produtor na safra de verão, o motorista Mário Marques de Almeida Júnior sai de Brasnorte, no norte do estado, com 37,0 toneladas de soja, que serão entregues em Rondonópolis.
Até o armazém onde a soja vai ser descarregada, no sul do estado, são 450 quilômetros. Boa parte da MT-358 está mal conservada.

Os agricultores de Campo Novo do Parecis e Sapezal, dois importantes municípios produtores de grãos, são os que mais usam essa rodovia. Com o começo da safra, o movimento de caminhões aumenta e os obstáculos enfrentados para escoar a produção são muitos.

Mário é caminhoneiro há 40 anos e trabalha atualmente para uma transportadora. Recebe R$4,00 por quilômetro rodado. No fim do mês, o motorista ganha R$2,0 mil, em média. Com a troca de peças e manutenção do caminhão, a transportadora gasta outros R$2,0 mil por mês.
Outros caminhoneiros também reclamam da buraqueira. "Quantos pais de família não correm risco de perder a vida em uma situação como essa? Quantos pneus não estouram por aqui?", diz o motorista Florisvaldo Raimundo.

A Secretaria de Transportes de Mato Grosso informa que realiza a Operação Tapa Buracos com frequência na rodovia, mas a chuva intensa nessa época do ano atrapalha os trabalhos.

A restauração definitiva da MT-358 deve ocorrer quando terminar o período chuvoso, geralmente depois de março. Além disso, a Secretaria informa que o governo deve começar o processo de licitação para privatizar a estrada até o dia 15 do mês de janeiro.

Fonte: Globo Rural. 8 de janeiro de 2014.



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