• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tempo seco dificulta o fim da semeadura em áreas de pastagens no Rio Grande do Sul


Segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 - 08h55

É grande a expectativa dos agropecuaristas gaúchos com o retorno da normalidade da distribuição das chuvas no estado, pois a estiagem da última quinzena provocou muita preocupação para com a próxima safra.


O clima seco na maioria dos municípios gaúchos nas últimas semanas dificultou a finalização da semeadura de algumas áreas de pastagens anuais e perenes de verão e o término do cultivo das lavouras de milho e sorgo destinadas para a produção de silagem. Com a deficiência hídrica, as plantas forrageiras dos campos nativos também começam a reduzir sua taxa de rebrote, diminuindo a disponibilidade de pasto para os rebanhos.


Apesar da redução das chuvas no período, o campo natural ainda está disponibilizando razoável oferta forrageira em maior quantidade e qualidade, e as condições nutricionais dos ovinos em geral são boas. O estado sanitário do rebanho é satisfatório, pois a baixa umidade reduz a proliferação de parasitas.


Em algumas propriedades, os criadores estão realizando banhos para o controle de alguns ectoparasitas, especialmente piolhos. Os ovinocultores permanecem realizando a seleção das ovelhas e borregas, visando à preparação para encarneiramento, assim como realizando a aquisição de reprodutores nas diversas feiras e exposições municipais de ovinos, que se estenderão até o mês fevereiro.


Fonte: EMATER-RS. 3 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja